Clube do CW

Código RST 

<< Voltar

CW o primeiro meio de comunicação
nas ondas do rádio

                     Código RST                                                                                                     Como utilizar

 
R
( Legibilidade )
S
( Intensidade )
T
( Tonalidade )

  5 - Excelente

  9 - Muito Forte

  9 - CC pura

  4 - Com dificuldade   8 - Forte   8 - CC c/ pouco zumbido
  3 - Muita dificuldade   7 - Moderadamente Forte   7 - CC c/ algum zumbido
  2 - Quase escuta algo   6 - Bom   6 - Modulada, silibante
  1 - Ilegível   5 - Aceitável   5 - Modulação musical
    4 - Regular   4 - Grave suave, musical
    3 - Fraco   3 - Grave e ligeira musical
    2 - Muito fraco   2 - Grave sem musical
    1 - Apenas percepitível   1 - Rouca

O código RST é usado apenas em radiotelegrafia (ou CW). Por outro lado, em radiotelefonia (ou fonia) também podemos utilizar tal código, mas reportando unicamente a legibilidade (R) e a intensidade (S). Se necessário pode-se ainda fornecer ao colega as informações relativas à qualidade da modulação: grave, aguda, estridente, etc.

 
  • Porque "RST"

    Este código foi criado para que os radioamadores pudessem dar aos seus colegas, uma rápida reportagem dos sinais recebidos nas comunicações em telegrafia.

    RST são as iniciais de três palavras inglesas: READABILITY (legibilidade), STRENGHT (intensidade) e TONE (tonalidade), características referentes ao sinal transmitido. A escala de legibilidade vai de 1 a 5, enquanto que as outras duas, intensidade e tonalidade, vão de 1 a 9.

  • Como utilizar o código

    A utilização do código RST deve ser feita da seguinte maneira: transmite-se a sigla RST acompanhada de três números, que indicam as características das três escalas. Por exemplo, RST 587 significa: "seus sinais são copiados perfeitamente, os sinais são fortes e a nota (tonalidade) é de CC com algum zumbido" (R=5, S=8 e T=7).

    Sempre que enviamos R diferente de 5, devemos informar ao colega o motivo (QSB, QRM ou QRN) pelo qual não conseguimos copiá-lo perfeitamente. QSB é a variação na intensidade dos sinais devido ao desvanecimento (fading); QRM é a interferência produzida por outras estações; QRN são ruídos naturais ou artificiais (estáticos, atmosféricos, motores elétricos, etc).

    Vejamos um exemplo: A reportagem enviada RST 479 QRM significa "recebo os seus sinais com alguma dificuldade por causa do QRM (interferências); os sinais são moderadamente fortes e possuem tonalidade de CC pura".

Material deste artigo foi uma cortezia do Renato - PY2RLM
Site: http://www.qsl.net/py2rlm/radioamadorismo.html