CQ-CW

Atividade dos telegrafistas 

<< Voltar

CW o primeiro meio de comunicação
nas ondas do rádio



Assuntos diversos

  :::  Modelo de QSO para o novato

  :::  Modelo de QSO internacional

  :::  Código RST



Sites sobre o CW

  :::   DOC'S Radio Site
  :::   Softwares para CW
  :::   CWGO
  :::   CWSP



Contestes & Concursos
( clique aqui )
PY4SKY - PY1CMT - PY2BRZ

 


Todos os dias a partir das 07.00 horas da manha, em 7068  kHz. Faço um Treino-Aula de CW, manipulando palavras curtas e repetindo cada letra duas vezes, duração 30 a 40 minutos.  PT9LUA

( em construção )
Lista dos amantes do CW


CONTESTES & CONCURSOS
PY4SKY, PY1CMT e PY2BRZ


E-mail para a redação

  • RESULTADO DO QRS-10 de 2004.
    Já saiu  o resultado do concurso QRS-10 ( clique aqui )
  • BOLETINS
    Caso não tenham este boletim é muito interessante , vale a pena acompanhar. Para coluna Expedições tem alguma noticias. Caso queira receber ou acompanhar este boletim, se encontra disponível em http://ct1end.netpower   ou no Portal DX em www.portal-dx.web.pt
    e ainda no Arquivo Histórico do Rádio Amador Português em http://ahrap.no.sapo.pt .
  • PEÇAS + MOTIVAÇÃO + CW + AM + QRP =  RADIOAMADOR DE SANGUE
    Caro amigos do Clube do CW saudações.
    Primeiramente quero parabenizá-los pelo site e pelo Clube. Desde que ingressei no radioamadorismo, a minha principal modalidade é o CW, porém, estou QRT no momento devido ao curso técnico em eletrônica que estou fazendo. Logo estarei de volta se assim o Mestre permitir. Sou amante do AM também porém, nunca montei um transmissor em minha vida e esse é um dos motivos pelo qual me interessei pelo site. Já comecei garimpar "sucatas" para montar meu primeiro QRP e transmissor de AM! Espero poder contar com a grande experiência dos amigos para as minhas montagens.
    Um grande abraço a todos do RST e do Clube do CW!
    Atenciosamente: Moreno PY2ELD
  • S.O.S.
    Prezado, como telegrafista aparelho morse, sem a prátida do radio telegrafia, como gostaria de retornar ao mundo da telegrafia, gostaria de adiquirir um oscilador com manipulador para praticar e participar de um curso em CW no Rádio amador. V.Sª puder me ajudar nessa aquisição e onde posso possuir, bem como tambem adiquirir um rádio CW HFde preferencia usado. Tenho 73 anos mas ainda curto essa profissão que está sendo instinta. Agradeço imensamente abraço Francisco E-mail Francisco12344@hotmail.com
  • Olá amigos,
    Para quem quiser potencializar as escutas DXistas em HF, "testar" sua estação de escuta ou mesmo se aventurar por outros Serviços, das 2100 PY de sexta até 2100 PY de domingo ocorrerá o CQ World Wide Contest, o maior concurso DXista entre radioamadores do mundo.
    Será em SSB e englobará as seguintes bandas: 160 - 80 - 40 - 20 - 15 - 10 metros.
    É uma grande chance para escutar sinais de diferentes países em pequenos segmentos da banda, reconhecer/treinar de "ouvido" os indicativos ITU de cada país, se familiarizar com locais mais afastados caracterizados no DXCC, enfim, DXismo!
    Ainda: Há um concurso de radioescutas na mesma data: o "CQWW SWL Challenge", coordenado pelo Bob Treacher. O regulamento e resultados dos radioescutas na última edição estão nos arquivos da ham-br.
    Sobre concursos e outras notícias de DX: http://www.sk3bg.se/contest/index.htm
    Sobre endereços das estações para enviar "via direta" o QSL: http://www.qrz.com
    Até mais!
    Ark, PY2ZX Jundiaí - SP
  • Nova seção "Contestes & Concursos"
    Com a colaboração do Fernando, PY4SKY, Claúdio, PY1CMT e o Gerson, PY2BRZ, a CQ-CW ganhou novo desing e nova seção especialmente dedicada aos contestes e concursos.
    A RST gostaria de agradecer a eles por somar junto conosco, com a intenção de melhorar o radioamadorismo.
    Grato Fernando, Claúdio e Gerson.

    Para acessar a página de CONTESTES & CONCURSOS, clique na figura acima.
  • Listas sobre CW

    http://br.groups.yahoo.com/group/cwgo/
    http://br.groups.yahoo.com/group/QRP-BR/
  • PROGRAMA PARA LOG  "CT"

    Existe um programa para LOG chamado CT, muito interessante e usado para acompanhar vários concursos internacionais, ele é em DOS e gera o arquivo em formato CABRILHO, conforme o regulamento do concurso no site http://www.cqww.com/spanish/index.html

    Abaixo o resumo em espanhol:

    "Envío de listas por correo electrónico: Por favor, mandad vuestra lista en forma de fichero Cabrillo (INDICATIVO.LOG), que los programas para concursos más conocidos son capaces de generar. Indicar modo e indicativo en el campo "Asunto" de los mensajes. El servidor del CQ WW dará acuse de recibo automáticamente a los mensajes. Las listas de fonía se mandarán a ssb@cqww.com, y las de CW a cw@cqww.com. Más adelante, el servidor mandará un código de acceso personal para poder comprobar que la lista ha llegado completa, y para obtener posteriormente el análisis informático de la lista."

    Clique no disquete para fazer o download do programa.

  • Aprovado caracter @ em CW

    Atenção colegas cedablistas:

    A International Telecommunication Union (União Internacional de Telecomunicações - UIT) aprovou o caracter "@" (arroba) para transmissões telegráficas. O caracter @ é formado pelo mnemônico da junção das letras "A" e "C", portanto, um "A" .-, junto com um "C" -.-., formando "AC" ou ".--.-." Este caracter é o único adicionado ao Morse em muitos e muitos anos. Com este novo caracter, facilita-se a transmissão em código Morse de endereços de email que utilizam o @.

    fonte:  http://www.labre.org/news.html#caractercw  

  • LISTA DOS AMANTES DO CW.

    Sobre a lista nacional dos amantes do cw, acho uma ótima idéia, desde já podem me incluir, gostaria que vocês divulgassem um esquema de um manipulador iambico para cw, e que tivesse qualidade e componentes fáceis de encontrar no comércio.

    Alcides Carneiro PR7CW

    RST: Alcides, seu e-mail é muito bem vindo. A "Lista dos Amantes do CW" ainda esta em processo de programação, e quando estiver pronta,  você vai se cadastrar automaticamente através de um formulário.
    Continue na sintonia, 73.

  • CQ-CW
    Este é o novo nome da seção.
    Estamos aqui pra divulgar o CW, e sozinhos não é fácil, vamos colaborar. Envie email sobre o assunto.
    73
    Editor.

  • "LISTA NACIONAL DOS AMANTES DO CW"
    Vamos lançar em breve o cadastro dos amantes da telegrafia.
    O que vocês acham da idéia ?

  • Editorial de inauguração

    O CW é uma atividade que já merecia seu espaço na RST, e esperamos que esta seção seja também um ponto de referência aos apreciadores da modalidade.

    Esperamos contar com a ajuda do Grimm - PP5AS que é nosso convidado especial para inaugurar esta coluna, e outros colegas também são muito bem vindo ao nosso cantinho.

    Gostariamos já de pedir aos "cobras" do CW, os artigos que achamos importante ao iniciante:  "Modelo de QSO para o novato" e "Modelo de QSO internacional"

    Agradecemos a todos que puderem contribuir com sites e artigos

    73 a todos.

  • 07/04/2003 - Grimm

    Nosso primeiro email da seção veio do colega Grimm - PP5AS, que é um grande motivador do CW no Brasil.


    QRS-10

    Toda habilidade é precedida de uma penosa aprendizagem. Ninguém nasce sabendo ! Aprendemos a falar, andar, ler, escrever, cantar, etc. e assim por diante até ao final da nossa vida terrena. Toda habilidade, no seu processo de aperfeiçoamento, é exercida com lentidão vindo a rapidez de execução como resultado de às vezes demorado período de exercício. Isto acontece também na execução do CW. O macanudo aprende a ouvir o código Morse, aprende a transmitir e, finalmente, presta o exame de habilitação. Passa no exame, recebe o seu indicativo de chamada e - entra na QRG com o seu primeiro CQ (com 5 palavras por minuto). Alguém lhe contesta e, após um penoso QSO, é batizado. Milagrosamente, ele (ou ela) permanece na QRG, voltando periodicamente. Adquire mais destreza e melhora a velocidade de recepção, chegando a copiar 10 palavras por minuto.

    É claro que dificilmente terá coragem de participar de um Conteste (Concurso) onde nem teria condições de copiar sequer um indicativo de algum participante. Muitos anos atrás o Clube Pica Pau Carioca (PPC), lamentavelmente já extinto, manteve, anualmente, um Concurso para os marcha lenta (até 10 palavras por minuto) vindo de encontro com a necessidade dos principiantes de ter condições de participar e um Concurso. Havia até boa participação, só que os primeiros lugares ganharam sempre os macacos velhos não deixando aos principiantes nenhuma chance. Mas, mesmo sendo assim, o Concurso QRS-10 ofereceu uma grande oportunidade aos principiantes e teve boa participação.

    Neste ano (2003), o CWSP ressuscitou o Concurso QRS-10. Nos dias 12 e 13 de abril haverá este grande e bom encontro (este artigo foi escrito uma semana antes do QRS-10). Fazemos votos que agora haja repetição anual deste excelente Concurso. A regra básica do QRS-10 é que ninguém transmita com velocidade acima de 10 palavras por minuto (questão de honra). Vamos ver quais os resultados e esperamos que sejam bons.