Simples Transmissor "T-85" para CW

Transmissor "T-85"

O "Fusquinha" dos QRP´s
QRP-CW 80/40mts

 rst qrp_tx_t85_a

Autor: Marco - PY2CWW


Atenção: Somente pessoas com conhecimentos de eletrônica e válvulas devem montar este projeto. Porque envolve alta tensão! A voltagem no circuito é por volta de 250V até 300V.



O INÍCIO


 


      Tinha acabado de me mudar para a capital mineira, a bela cidade de Belo Horizonte. Estava morando em um apartamento de três quartos no bairro Ouro Preto, perto da lagoa da Pampulha.

 


rst qrp t85 qth4                     rst qrp t85 qth5


      A divisão do apartamento ficou boa: sobrou um quarto para o shack de rádio e laboratório de eletrônica.

      Do shack eu  tinha uma bela vista (leste) para a Serra do Currau e o campus UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ). O local era incrível. O nascer do sol na serra era uma visão que me lembrava os acampamentos que faço constantemente, enfim,  uma vista privilegiada.

     O "shack" foi constituido de uma mesa (bancada), multímetro, ferro de solda, ferramentas, gaveteiro com componentes, revistas Eletrônica Popular (não pode faltar), receptor Kenwood R-5000 e um Wattimetro/SWR Heathkit.

     Legal, mas agora só falta um transmissor para poder me comunicar com meus amigos de rádio.
Qual é o projeto mais adequado? Iniciei a pesquisa de circuitos QRP´s e decidi experimentar um circuito que foi me passado pelo Prof. Amer, PY2DJW. Era um esquema com a famosa ECL85 ou 6GV8. Uma válvula dupla formada por um triodo e um pentodo de potência. A proposta era utilizar a seção triodo como oscilador a cristal e a seção pentodo como amplificador de RF. Este esquema entrega na antena entre 6 a 9 Watts de RF-Out dependendo da votlagem de placa.


rst qrp_tx_t85_elc85                   rst qrp_t85_soqu_ecl85

Esta é a tal válvula que irá me tirar do QRT !

ECL85 / 6GV8



      Depois de decidido o projeto e ficar até tarde da noite separando os componentes que possuia em mãos, não via a hora de chegar o dia seguinte para aquisição do resto do material.

       A primeira coisa a fazer era a construção do chassi e lá vou eu para o centro de BH procurar uma loja especializada em chapas de aluminio. Tudo estava correndo bem, pedaços de folhas de alumínio, parafusos, chaves, fios, tomadas, etc.

     Mão à obra! Risca, corta, dobra, parafusa, fura, encaixa, e... pronto!  O chassi já esta montado e chegou o momento de  encaixar o transformador, soquete de 9 pinos, capacitor eletrolítico, bobina, capacitor variável, chaves, conectores, etc.

     Agora uma das minas partes favoritas: soldar os componetes e fazer as ligações. Dobrar as "perninhas" dos resistor e capacitores para ficarem em 90 graus. Os fios retinhos interligando a ponte de terminais até o soquete da válvula e outras ligações.

     Tudo montado com prazer e depois de dois dias  nasceu o  "QRP T-85". Legal, ficou uma montagem bacana, compacta e com uma aparência bonita.

Que prazer quando fazemos com vontade!


rst qrp_tx_t85_des





     OS TESTES E AJUSTES


      OSCILADOR ( TRIODO )

     1 ) Desligue o fio do +B 250 V que alimenta a placa e a screen da seção pentodo da ECL85 (pinos 6 e 7), deixando apenas alimentado com o +B o triodo (pino 1). Veja no desenho do circuito ( Fig. 02 ) para se orientar.

     2 ) Prepare uma lâmpada de 25W x 110V na saída do conector de antena do QRP ou um wattmetro.

     3 ) Encaixe um cristal para a banda dos 40mts no seu devido soquete.

     4 ) Ligue a chave para alimentar o filamento da válvula e espere uns 60 segundos antes de ligar a chave "TRANSMITE". 

     5 ) Com um receptor sintonizado na frequência do cristal, acione o manipulador e confirme se o oscilador está funcionando. Irá gerar uma portadora no receptor.



      SAÍDA DE POTÊNCIA ( PENTODO )

     6 ) Desligue a chave geral, e retire da força o cabo de alimentação, e certifique que o capacitor eletrolítico esteja descarregado ( Use uma chave de fenda para curto-circuitar o chassi com os terminais do capacitor )
          Todo este cuidado para não tomar um choque e a brincadeira se deslocar parar o hospital ou em uma conversa com São Pedro!  

     7 ) Ligue novamente o +B  nos pino 6 e 7.

     8 ) Ligue novamente a chave geral e após uns 60 segundos acione o manipulador. Gire rapidamente o capacitor variável procurando o máximo brilho da lâmpada de 25 W x 110 V.  Neste momento o sinal no receptor deve estar bem forte, indicando que o tanque de saída esta sintonizado. Se tiver um wattimetro, veja se esta indicando uma potência de mais ou menos 6W.

     Se tudo correu bem já pode ligar a antena no seu T-85 se divertir. O seu "fusquinha-QRP" vai te levar pra bem longe e se pifar alguma coisa é fácil consertar.


 

   O CIRCUIT0

     O esquema do T-85 é simples e permite adaptações conforme o material que o montador tem disponível, inclusive a válvula que poderá ser outros tipos: ECL82, 6AW8, 6C4 (triodo) e uma 6AQ5 (pentodo), etc.


rst circ_qrp_cw_t85_250

Clique na figura para ampliar

 

 

 


     A Antena

     O QRP já está pronto e agora, como vou operar com a estação de dentro de um apartamento? Como os outros colegas de rádio na mesma situação que eu fazem com a antena?

     De volta as pesquisas nas revistas Eletrônica Popular achei vários artigos de antenas encurtadas.
Uma das escolhas foi experimentar as "Antenas Mini-Quadros em Transmissão", Rhony Alan G. Barros, PY1MHQ, Eletrônica-Popular, número 2, volume 45, setembro/outubro de 1978.
     Também experimentei a famosa Long-Wire que vem acompanhando todos os radioamadores e radioescutas desde o princípio do rádio com excelente resultados.




     O BATISMO -  04 de Setembro de 2002

     Durante o jantar a ansiedade já era grande e não via a hora de terminar para ir ao shack testar o conjunto QRP T-85 e Antena.

     Pronto, cheguei no shack e até dispensei a sobremesa, que sacrifício! Este vírus (Radiococus Frequenciae) ataca até nas horas boas.

     Agora o momento tão esperado, vamos experimentar o T-85 e a antena. Escolhi um cristal para a frequência de 7.010 kHz e pluguei no transmissorzinho. Liguei a chave geral e a ECL85 começou a brilhar o alaranjado característico do filamento. Após alguns minutos de aquecimento e vamos sintonizar o transmissor com a antena. Acionei o manipulador e virei o capacitor de sintonia para conseguir o máximo brilho do Led vermelho e ao mesmo tempo a máxima leitura no miliamperímetro.

     Depois ajustei o acoplador para o mínimo de ROE. Este acoplador é fantástico, derruba a ROE para 1:1 tranquilamente.

     Deu certo, a leitura no wattimetro está em torno de
6 Watts 

     Usando o Kenwood R-5000 para escutar a subfaixa de CW 40m (7.000~7.050 kHz) e conferir se em 7.010 kHz estava disponível, começamos a lançar "CQ CQ CQ de PY2CWW PY2CWW PY2CWW ", e após alguns chamados, fomos ouvido em Jaboticabal-SP, às 20:52hs (PY). Era o colega PY2EIC, Sartori, reportando um RST - 339.
     Nossa! O T-85 chegou longe! Consegui sair do
QRT com um equipamento que eu mesmo montei.

QTR: 04-09-2002 - 20h52 PY
QRA: PY2EIC, Sartori
QTH: Jaboticabal - SP
RST - 339

     Após esta memorável e inesquecível data, outros QSO´s foram efetuados com o T-85 que também participou do concurso QRS-10 (veja na matéria da foto abaixo).

  
Clique na figura para acessar a matéria
sobre a participação no QRS-10.

  Observações:

     M1 - Miliamperímetro - É uma peça opcional. Pode-se usar somente o Led vermelho para sintonia do tanque final. Quem quiser pode utilizar um miliamperímetro, microamperímetro ou até mesmo os VU´s de rádio gravadores para auxilidar na leitura da sintonia.

     O Led vermelho demonstrou ser um bom sinstema de sintonia e não sendo obrigatório o instrumento M1. Bom para quem quiser economizar nas peças ou não possui o instrumento.

     L2 - Bobina do tanque final - Não é crítica. Pode-se experimentar várias formas conforme o que o montardor encontrar. Devido ao valor do  capacitor variável  (365pf ou 410pf), a bobina consegue sintonizar desde 3.5MHz até 7MHz, tornando o T-85 um QRP versátil e sem chaves para mudança de faixas. Esta capacidade deve-se o emprego do  circuito "link".

      A saída para a antena é efetuada na terçeira espira a partir do lado que está aterrado (massa/terra).




ACOPLADOR PARA ANTENAS LONG-WIRE

     No meu caso utilizei um acoplador simples e eficiente para potência até uns 10Wts.

      Acoplava qualquer pedaço de fio ou diferentes tipos de antena. Também funcionou muito bem com as antenas Mini-Quadro.

     Os melhores resultados foram obitidos com um pedaço de fio saindo do acoplador até a janela e descendo uns 2,5mts.  Um outro pedaço de 10mts de fio espalhado dentro do quarto fazendo o contra-peso do terra. 

 

rst T85_acoplador_250          rst t85_antena_250

Clique na figura para ampliar

 

 

 

 

 


     Não se esqueça de um medidor de ROE (ondas estacionárias) para garantir o melhor resultado deste acoplador.





     AGRADECIMENTOS


     Amer, PY2DJW, pelas constantes dicas de eletrônica e do projeto deste QRP.

     Revista Eletrônica-Popular que sempre é um prazer rever os antigos artigos e voar na imaginação.

     Sartori, PY2EIC, que teve a paciência de escutar a minha manipulação telegráfica QRS e o baixo sinal do T-85 nas condições precárias da antena.


     Obs: O QRP-T85 original desta matéria se encontra hoje na cidade de Salvador-BA e espero que dure muito tempo e seja motivo de agradáveis QSO´s ao operador.



     73 de PY2CWW.


rst qrp_tx_t85_b

 

rst qrp_tx_t85_c

 

 

rst qrp_tx_t85_d