Amer J. Feres, PY2DJW

<< Voltar  

VFO FLIP-FRAN

 

Um VFO diferente para o seu transmissor
Amer J. Feres, PY2DJW


          Você se lembra o que é um oscilador FLIP-FLOP? Mui- to usado para osciladores de áudio, como injetores de sinal etc. Pois bem, há uns quinze anos li o trabalho de um radioamador canadense que utilizava este tipo de osciladores para rádio frequência. Chamava-os de osciladores FRANKLIN.

          Resolvi experimentar montando um VFO usando esse princípio. Daí o apelido de VFO FLIP - FRAN. E, apesar de a onda gerada por este tipo de oscilador não ser senoidal deu muito certo. A simplicidade de montagem é impressionante. Nada de capacitores divisores, sem derivações na bobina, tudo mui- to convencional, sem surpresas.

          A surpresa é a estabilidade que ele oferece.

          Foram feitos testes com vários tipos de bobinas toroidais e tubulares e o comportamento foi igual.

          Como etapa seguidora do oscilador experimentei vários circuitos conhecidos, uns com mais ganho, outros com menos, porém todos funciona- ram adequadamente. Por último deixei na montagem final o costumeiro seguidor com dois transistores, como se fossem um circuito Darlington.



Clique na figura para ampliar

Os materiais:

Q1 e Q2 - BF245 ou similar
Q3 e Q4 - BF494 ou substituto

R1 , R3 e R8 - 1k
R2 e R4 - 1M
R5 e R9 - 100R
R6 - 10k R7 - 47k
R10 - 390R

C1 - 22mF, 15v, eletrol.
C2, C3 e C8 - 15 pF, Styroflex
C4 e C5 - 100 pF, Styroflex
C6 - trimmer a ar, 3 - 30 pF
C7 - capacitor variável, mais ou menos 50 pF
C9 e C10 - 100 kpF
C11 - 10 kpF

L1 - para oscilar, com os valores dos capacitores citados, de 3500 a 3800 kHz foi usado um toroide de ferrite de mais ou menos 18 mm de diâmetro externo, no qual foram enroladas 44 espiras de fio esmaltado nº 24. Depois de enrolada a bobina foi dado um aca - bamento com verniz isolante (para transformadores) para fixar as espiras, evitando dilatação. Qualquer outro indutor, toroidal ou tubular, que dê mais ou menos 10,6 microhenries de indutância, associado com os capacitores aqui indicados irá oscilar em 80 metros. O VFO também poderá ser montado para oscilar em 40 metros, adaptando-se os valores dos componentes do circuito LC.

 

Versão para transistores bipolares



clique para ampliar

 

 

RST - Rádio Sociedade Técnica
(c)  2004 - Brasil