Amer J. Feres, PY2DJW

<< Voltar  



"TOPA SIMPLES"
Etapa Excitadora para uma Válvula de Saída.

Amer J. Feres, PY2DJW

     Quando oferecemos há algum tempo atrás o TOPA TUDO foi pensando no experimentador que gosta de ter um excitador que tanto pode atender uma ou duas válvulas de saída, com mais ou menos potência e com a possibilidade de aceitar um VFO na fundamental ou dobrar a freqüência fundamental. Como o nome diz, serve para tudo.

     Mas há casos em que o montador pretende alguma coisa mais simples, com uma única válvula de saída, funcionando em baixo regime, para só uma faixa de operação e com a entrada do VFO já na faixa pretendida (sem dobras no excitador). Para esses casos, ou por problemas de espaço no chassis, por economia de componentes e ainda pela simplicidade do circuito é que apre- sentamos o TOPA SIMPLES . Já no TOPA TUDO fizemos uma observação que aqueles montadores que fossem trabalhar com baixo regime e uma só faixa de operação poderiam usar uma só válvula (uma 12BY7, por exemplo) na excitação. Alguns assim fizeram, mas ouvimos o Raia (PY2NN), o Alex (PY2RAZ) e outros colegas achando que e excitação com um só pentodo era pouca para o trans- missor que estavam montando. Nessas situações podemos usar uma válvula dupla, como a 6BM8 (ECL82) amplificando o sinal do VFO no triodo e usando o pentodo como "driver" para a válvula de saída do transmissor.
     O circuito é muito singelo, um único soquete sobre o chassis e o resultado é satisfatório para pequenos transmissores de uma só válvula no tanque final . O controle de ganho de excitação foi dispensado, pois uma vez conseguida a excitação necessária ( com o ajuste através do resistor de "screen" - pino 7) não precisamos estar retocando com um controle externo. Quando vai se trabalhar exclusivamente num pequeno segmento da faixa, por exemplo, só de 7.150 a 7.300 kHz poderá ser evitado até mesmo o uso do capacitor variável (CV), colocando-se um "trimmer" e ajustando-se a excitação para o meio do segmento de faixa costumeiramente usado.

 

                clique na figura para amplicar

RST

Página 01

RST - Rádio Sociedade Técnica
(c)  2007 - Brasil