Amer J. Feres, PY2DJW

<< Voltar  



 

"TETECO"
Um sintonizador (conversor) para 40 metros.

Amer J. Feres, PY2DJW

       

                    A idéia era construir um conversor para ouvir a faixa de 40 metros usando um receptor de Ondas Médias como 2ª conversão (um auto rádio com sintonia fixa em 1600 kHz). Mas queríamos um conversor bastante simples e que fosse valvulado. Depois de estudarmos estas condições verificamos que com uma única válvula dupla podíamos conseguir a montagem. A primeira idéia foi um triodo-pentodo, mas experimentando e verificando em receptores clássicos como o Collins R 390 percebemos que usam um triodo como misturador e entendemos a razão: um triodo como conversor pode até ter menos ganho, mas é muito mais silencioso do que um pentodo. Já estava decidido por uma válvula duplo triodo, um fazendo o oscilador local e outro o misturador.
                    Normalmente essas etapas com triodos duplos são chamadas de "circuitos duplo T" e daí veio a primeira parte do nome TETE e o final CO, de Conversor. Estava descoberto um uso para várias 12AU7 que andavam pelas gavetas desde os tempos das montagens dos "HI-FI" valvu- lados.

                    O TETECO nunca se propôs a maravilhas, até mesmo pela simplicidade de construção, mas os resultados foram tão surpreendentes que montamos vários deles, sempre com desempenho satisfatório.
                    Após os primeiros agregamos mais uma válvula como etapa pré amplifi- cadora de RF. Qualquer pentodo de ganho serve: 6AU6, 6BA6, 6DC6, 6BZ6 etc. Mas esta é uma história para depois. Por ora vamos brincar com a simplicidade do TETECO.




Clique na figura para ampliar

 

 

 

RST - Rádio Sociedade Técnica
(c)  2007 - Brasil