Amer J. Feres, PY2DJW

<< Voltar  

"A Segunda..."

      A segunda feira , sempre peguiçosa, nos faz lembrar do domingo; a segunda namorada sempre é comparada com a primeira e assim são as coisas. Num receptor de dupla conversão, por melhor que seja a segunda conversão, se a primeira parte do aparelho não for boa, não vão se conseguir bons resultados. E vice versa . Se construirmos um bom conversor de entrada e a segunda conversão não tiver um bom desempenho no canal de FI, por exemplo, não teremos um bom receptor.

    
          Durante esses anos todos, temos enviado à ANTENNA- ELETRÔNICA POPULAR dezenas de montagens de conversores. Estamos agora apresentando para aqueles que gostam de experimentar com esses conversores uma SEGUNDA CONVERSÃO, que tanto pode ser montada dentro de um receptor quanto feita como uma caixa à parte para servir de testes . Está programada para funcionar em 1600 KHz, mas nada impede de ser modificada para outra frequência.
          O projeto não é original, pois foi desenvolvido na década de 80 e amplamente utilizado em receptores comerciais. Só o adaptamos para as necessidades radioamadorísticas. Queremos, também, registrar o concurso de alguns colegas que muito contribuiram para esta realização: o Julian, PY2OJ e o Têmis, PY2TPC, que construiram receptores de uma conversão usando o CI em questão; o Benito, PY2BVF, que nos facilitou todo o "data sheet" e o esquema original da Philips e o Carlos, PY2CSU, que "bolou" e produziu as plaquetas de circuito impresso.

Publicado em ANTENNA-ELETRÔNICA POPULAR Vol.123 - Nº3 .






clique no esquema para ampliar

Relação de materiais:

CI - TDA1072A

Capacitores

C1 - 33 pF cerâmico
C2 e C6 - trimmer 3 a 30 pF, preferencialmente a ar (Philips) concêntrico
C3 - 39 pF , cerâmico ou Styroflex
C4, C7 e C10- 100 KpF, cerâmico ou poliester
C5 - 100 MF, 16 v, eletrolítico
C8 - 10 KpF , cerâmico ou poliester
C9- 47 pF , cerâmico ou Styroflex
C11 - 2,2 MF , l6 v, eletrolítico
C12 - 33 MF, l6 v, eletrolítico
C13 e C14 - 4,7 KpF, cerâmico ou poliester

Resistores
(todos de ¼ de watt)

R1 - 270 R
R2 - 22 R
R3 - 3K3, para um instrumento de 1 mA, ou outro valor segundo o instrumento a ser usado como "S meter", que pode até ser um VU
R4 e R5 - 1k2 R6 - 10k

Indutores

Os quatro indutores utilizados foram da TOKO, em caixa de blindagem de 1 X 1 cm
L1 - Bobina de antena de Ondas Médias. Se tiver dificuldade em encontrá-la, pode ser usada uma caneca da 3ª FI,( preta ) retirando-se o capacitor interno do primário da bobina.
L2 - Bobina osciladora para Ondas Médias (vermelha).Deve ser ajustada para osclilar em 2055 kHz.
L3 - 1ª bobina de FI para 455 KHz (amarela).
L4 - 2ª bobina de FI para 455 KHz (branca).
Filtros (X1 e X2) Filtros cerâmicos para 455 KHz (geralmente amarelos). São filtros simples ( não duplos ) , com 3 terminais . Medem aproximadamente 7 X 3 mm .

RST 2004