<< Voltar

1a DX EXPEDIÇÃO CARRAPATO 40M - AM  
03 - Setembro - 2000
- Pirassununga-SP
Marco, PY2CWW

     UMA NOITE MAL DORMIDA

 

      Depois de passar dias construindo e ajustando o pequeno transmissor QRP-AM "CARRAPATO", a última noite de sono foi inquieta. Fui dormir depois da 00h00 por ficar “corujando” algumas emissoras na banda de ondas curtas enquanto caia uma chuva fraca. Parecia que o tempo iria comprometer o rádio acampamento.

     Logo que amanheceu a chuva tinha parado, mas o céu ainda estava fechado e prometendo chuvas. A vontade de testar o TX CARRAPATO era tão grande que tomei a decisão de subir no morro assim mesmo. Um risco que valeria a pena.

     A estrada de terra até que estava boa, porque não tinha muito barro, mas no topo do morro é que a coisa piorou e complicou. Por várias vezes o carro quase atolou. Quanto mais eu subia, mais frio ficava e a vista do horizonte não era boa. Nem dava para ver as cidades vizinhas, apenas as cortinas de chuvas pelas redondezas.

     Antes de começar a montar a antena, liguei o receptor com sua a antena telescópica na banda de 40m. Para minha surpresa, já tinha bons QSO´s em AM e a recepção era fantástica! Fiquei empolgado e correndo comecei a montar o "shack". Amarrei uma pedra na ponta de uma cordinha de nylon e atirei entre as árvores conseguindo instalar a antena numa altura razoável. O carro ficou parado logo abaixo da descida do cabo coaxial.

     Na montagem do "shack" eu improvisei uma mesa na caçamba da pick-up com o receptor Sony PRO-80, um outro receptor CCE MBR 128X, o transmissor TX-4 Carrapato, o Wattimetro e medidor de ROE da Heathkit, o compressor de áudio de 10mW, o frequencímetro digital, papel e caneta.

     Conectei o cabo coaxial no transmissor e liguei o receptor. Nossa! Que recepção é esta!? Isso está cada vez melhor! Foi naquele momento que percebi que as atividades de "Rádio Acampamento" teria um bom futuro para mim, pois além da vista, o ar, o cheiro do mato, o canto dos pássaros, o ruído do vento nas árvores, a ausência de vários QRM´s da cidade  tinham tudo haver com o que gosto. Longe de vizinhos falando alto ou reclamando de tudo, das barulhentas TVs a todo volume com aqueles programas de domingo, panela de pressão, crianças gritando (aqueles gritos de esterias), motos e carros, ou seja, estava no melhor shack do mundo!

     Fiquei escutando a faixa e aproveitando as magníficas condições das escutas. Não tinha como não se lembrar dos depoimentos do “Capyau”, Miécio, PY1ESD, quando operava o seu “Pinelcicle” pelos morros de Nova Friburgo-RJ - O Melhor Shack do Mundo! Depois de alguns minutos, verifiquei as freqüências vazias que combinavam com os cristais disponíveis. Somente tinha para 7.159, 7.162, 7.200 e 7.250kHz.

     Selecionei o cristal de 7.159kHz e comecei a chamar geral (CQ...40 CQ...40 CQ...40) e fui contestado pelo rádio escuta Sérgio de Votuporanga-SP. Ele reportou que estava gravando a DX Expedição, o que foi ótimo, porque agora se tornou um documento em áudio que está disponível para todos que gostam do bom AM. 

     A gravação possui alguns trechos de outros QSO´s misturados com os da DX Expedição, e você irá escutar grandes nomes que hoje estão ausentes do rádio. 


Escute os contatos realizados clicando na figura (gravador).

As gravações foram uma cortesia no radioescuta SÉRGIO LUIZ SCAGLIA  - ZZ2SLY - Votuporanga SP
Digitalizadas em MP3 pelo Marcínio, PU2MAS.




QTH: Em cima do Morro de Pirassununga-SP
QTR: 10:00h - 12:30h.
QRG: 7.159KHz - Operando a Cristal.
Modalidade: AM  - Potência: 6 Wts - QRP
Antena: Dipolo meia onda




Uma visão geral do Shack.
Eu não tinha pensado em transformar a caçamba da pick-up em shack, a idéia surgiu
no momento. Tinha levado barraca mas o tempo instável para chuva me fez pensar na
velocidade em desmontar tudo caso uma tempestade se aproximava.

Nesta foto pode se ver  o frequencímetro ao lado direito e o compressor
de áudio (direita) em cima de uma caixa de papelão branca.

Aqui o TX-4 CARRAPATO recém montado em cima de uma tábua
com os cristais em cima da mesa, um receptor CCE MBR 128X e o wattimetro HEATHKIT.



Veja artigo do projeto do transmissor TX-4 CARRAPATO
clique na figura

Envie o seu e-mail comentando sobre o que achou desta
DX - Expedição. O e-mail poderá ser publicado no final desta págia.

clique no envelope para enviar
ou envie para: rstbrasil@yahoo.com.br



   

COMO FUI INFECTADO PELO RÁDIO ACAMPAMENTO

A motivação do Rádio Acampamento nasceu na época quando eu era sócio de uma “Rádio Pirata”. Era a primeira “Rádio Pirata Oficial” da cidade de Pirassununga-SP, conhecida pelo nome “RÁDIO LUA”, mas o pessoal dizia mesmo – RÁDIO PIRATA 107. A rádio ficou famosa porque transmitia somente rock e cobria quase toda a cidade. Tocávamos as músicas que não se ouvia na rádio local como; GENESIS, PINK FLOYD, FRANK ZAPPA, DAVID BOWIE, ROXY MUSIC, BEATLES, THE WHO, EMERSON LAKE AND PALMER, THE MOTEL, KISS, LED ZEPELLIN, QUEEN etc. 

Éramos vários amigos que nos juntamos para criar e manter a rádio; Eu, o  Arnaldo “A-14”, o Junior Valsecky "Rippie", Adilson "Descalço", Fernando “Lake”, Silvestrini e o Maurinho (sk).

obs: Adilson "Descalço" é porque o cara fazia tudo ao contrário do que a mãe dele queria: Andava descalço o tempo todo, até para sair no sábado a noite! Ele usava camisetas rasgadas etc... Tudo para contrariar a mãe dele. A família tinha boas posses.

AS PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES NA BANDA DE FM

Eu e o A-14 já utilizávamos nossos transmissorzinhos de FM com o famoso BF494. Nossos contatos (QSO) de até 1 km de distância as vezes colocávamos músicas, mas sem maiores pretensões, apenas para mostrar um ao outro que som tinhamos comprado (disco) ou gravado de algum amigo. Nesta época eram os clássicos discos de vinil chamados de "bolachão". 

O transmissorzinho que montei foi o projeto ZZ2TR-FM, publicado na ELETRÔNICA POPULAR (Março, 1980):

                

Em um final de semana na casa do Adilson "Descalço" e do Junior “Rippie” (irmãos), onde nós nos reuníamos para o tradicional bate-papo semanal, novos projetos eram colocados em pauta ao som do rock que tocava no “3 em 1” (toca-discos, toca-fitas e rádio AM/FM). Naquele dia surgiu a idéia de montar uma Rádio Pirata oficial. Já estavamos com esta idéia a algum tempo e a gota d´agua foi quando o Junior "Rippie" chegou eufórico com o livro "Rádio Livres" que circulava pelas mãos de alguns alunos  da faculdade em Araraquara. 

Antes de prosseguir, só para terem uma idéia de alguns projetos malucos que realizamos: 

1) Uma Asa-Delta de lona plástica preta (estas comuns que são vendidas em lojas de material de construção) e canos de ¾ PVC na estrutura.  

2) Um solenóide gigante para caber uma pessoa dentro e gerar um forte campo magnético que parecia ser benéfica.

3) Várias Pirâmides

4) Um Balão entre varios outros projetos, mas voltando ao assunto principal da Rádio Pirata; 

Neste “iluminado” dia tivemos a idéia de fazer uma Rádio Pirata e fomos procurar ajuda com o Delson (PY2DME), que estudava engenharia eletrônica em Santa Rita do Sapucaí-MG. Ele comentou que o Dr. Zero, amigo de faculdade, mexia com estes transmissores e seria a pessoa ideal para nos ajudar.

Os nossos tradicionais transmissores com um simples BF494 não eram suficientes, então encomendamos com o Dr. Zero um transmissor mais potente e fomos buscar em Santa Rita do Sapucaí. Era uma rádio com 1 Watt de saída utilizando um moderno 2N3866. Projetada e montada pelo famoso “Dr. Zero”. Foi nesta viagem que conhecemos pessoalmente o Dr. Zero e visitamos sua "república" para conhecer a sua estação de ondas curtas (40m).  Era  um TX valvulado e um receptor noveleiro com olho mágico. A estação ficava entre dois beliches e em frente a uma janela. 

De transmissor novo e com algumas semanas de atividades (muito rock) começamos a incomodar rádio FM local por “tirar uma fatia dos ouvintes”. Isso gerou certa perseguição contra a nossa querida Rádio Lua. Não entendiamos o porquê dos donos da rádio ficarem tão nervozinhos com a gente. Naquela época do "paz e amor" achavamos que poderiamos vivermos sem guerra, mas eles não pensavam assim e deveriam assistir mais vezes o filme HAIR.  

Chegaram a inventar uma história para o DENTEL (hoje ANATEL) que nós transmitíamos com um transmissor militar de 20 Watts, removido de um navio de guerra. Meu nome foi parar no antigo DENTEL por causa desta maldosa invenção. 

Pessoal, dá pra imaginar naquela época se eu tivesse um transmissor deste?! de navio e com 20 Watts?! Eu seria o segundo cara mais feliz da cidade. Sim, porque o primeiro seria o filho do dono da rádio FM, que iria um dia herdar aquele transmissor de 250W.

A coisa chegou ao ponto, que, aos sábados, lá pelas 23h00, quando informávamos que iríamos desligar a rádio para também irmos ao baile no Clube Pirassununga, o pessoal ligava ou se deslocava de carro para frente da rádio e implorava para não pararmos a programação.

Com o sucesso da Rádio Lua apareceram outras rádios piratas na cidade. Foi uma época onde cada rádio pirata tinha um perfil próprio de programação, diferente da programação enlatada de hoje em dia.

Certo dia, ficamos sabendo de uma outra rádio que apareceu no dial por volta de 88 MHz. Não sabíamos de onde vinha o sinal e nem de quem era a rádio. Tinha gente nova no pedaço! Depois de um tempo escutando, o locutor disse :

- Você está escutando a RÁDIO UNIVERSAL, o universo da música para você.

Saímos de bicicleta com um receptor na mão para achar a origem do sinal e alguns dias depois já tínhamos informações sobre o proprietário e fomos conhecê-lo. Ele se chamava Daniel e gentilmente nos convidou para conhecermos as instalações da sua rádio. Era legal, tinha mixer, toca-discos, toca-fitas e muitas fitas K7 e discos, ficamos surpresos com o estúdio. Depois queríamos saber o mais importante:

- Cadê o transmissor?

Era um 2N2222 oscilando e outro 2N2222 amplificando o sinal. Talvez algo em torno de 0,5 Watts de RF. A antena era parecida com a nossa, uma vertical plano-terra que apelidamos de “bruxinha”.

A nossa rádio com 1 Watt atingia boa parte da cidade, mas tinha locais que não chegávamos bem. Foi onde o Arnaldo "A-14" sugeriu para levarmos a rádio para cima do morro da cidade e transmitir de lá.

O morro era alto e podia avistar toda a cidade. Qualquer sinalzinho de RF iria chegar forte e sem obstáculos. Esse negócio de transmitir de locais exóticos me faz lembrar a famosa Rádio Caroline (Pirata), que transmitia de um barco.  Vejam no link abaixo ou procurem nos mecanismos de buscas:

http://industrias-culturais.blogspot.com/2009/03/radio-caroline.html

                                   

Fizemos algumas transmissões do morro utilizando uma antena direcional fabricada pelo amigo Vadinho. Ele (Vadinho) era bom com mecânica, química e eletrônica e depois que tomou gosto pela rádios piratas, construiu vários outros transmissores baseados no mesmo projeto do 2N3866. Um dia tivemos a surpresa de ver no seu laboratório um transmissor de FM com uma válvula 6146 que acendia uma lâmpada de 40 W. Aquilo era o diabo!

As emissões do morro eram sem nenhuma técnica ou qualidade. Depois de um nível alcoólico (era frio a noite e tinhamos que esquentar a alma), deixávamos o microfone ligado e a cidade consumia o nosso bate-papo ao redor da fogueira recheado de besteiras e maluquices que o álcool proporcionava. Ficávamos horas conversando, bebendo e comendo batatas assadas na fogueira. Os assuntos eram diversos: OVNIS, O Poder das Pirâmides, Músicas, Bandas de Rock, além de coisas sem pé e nem cabeça.

Depois que encerramos nossas atividades com a Rádio LUA, vendemos o transmissor para o Cláudio. Era ele que possuia um transmissor “Geladeira 813” para 40/80m, e que hoje está com o colega Josias - PY2JCM.

A rádio do Claudio era mais voltada para o rock metal. Ele adorava o BLACK SABBATH e as bandas IRON MAIDEN, AC/DC, LED ZEPPELIN etc.

Além das músicas, ele (Cláudio) inovou com debates polêmicos ao vivo na sede da sua rádio. Reunia alguns amigos “rippies” (“Dedé Melão” e “Paulo Músico”) para debater sobre vários temas: Desarmamento nuclear, Onde guardar o material radioativo etc.

Uma vez surgiu uma oportunidade para acompanharmos (eu e o A-14) um dos debates, mas não nos foi permitido participamos e tivemos que assistir da janela. Era algo organizado. O microfone passava de mão em mão para que cada um pudesse expressar suas sugestões e críticas sobre o tema da semana. Mas fomos expulsos da sede da rádio por uma singela frase do A-14 durante o debate (sério e ao vivo). Eles estavam discutindo onde seria o melhor lugar no mundo para armazenar as ogivas atômicas, caso houvesse um desarmamento nuclear. O "Dedé Melão" falou que talvez seria no gelado polo norte, mas o "Paulo Músico" criticou sobre um possível vazamento e destruição do habitat, então, o Arnaldo “A-14” gritou da janela – Poe na CONSUL! Aquilo foi como detonar uma daquelas ogivas atômica naquele ambiente formado por sérios rippies engajados num ideal de paz e amor e ecologia mundial. Não esqueçam que aquela transmissão estava "ao vivo"!

Ah... Também tem essa: O Bira, uma amigo do canal 14 do PX, foi o primeiro a ter uma Rádio Pirata em ondas curtas em Pirassununga. Ele transmitia com um DELTA 310 por volta de 15.500kHz. Para sair nesta freqüência eu ajustei o VFO e o buffer do DELTA 310 um pouco mais acima na banda de 20m (14 MHz). Hoje, este DELTA 310 que na época foi emprestado para o Bira, está na coleção do Marcínio, PU2MAS.

Curiosidade-1: Chegamos a montar a Asa Delta com lona plástica preta e tubos de PVC 3/4 com cabo de vassoura dentro para reforçar a estrutura. Nos testes ao pé do morro, nunca chegou a levantar voo, mas foi motivo de muitas risadas. Um fazendeiro que estava passando pelo local, olhou aquilo e disse:

 - Tá difícil de armar esta barraca, hein?! 

Curiosidades-2: Não chegamos a fazer o solenóide gigante encomendado pelo Adilson "Descalço", porque, depois de refletirmos um pouco mais, achamos que poderíamos "apagar" a memória dele com tamanha intensidade do campo magnético. O Adilson tinha lido em um livro que comentava sobre a energia benéfica dos campos magnéticos de ímas. 

Curiosidades-3: Construímos várias pirâmides e funcionaram bem. Não sabemos se é verdade, mas o Junior "Rippie" disse uma vez que dormiu dentro de uma de 1,5m de altura e sonhou estar no antigo Egito, e que tudo parecia real. Hoje eu não sei o que dizer sobre isso, mas não se esqueçam que tínhamos certa influência e comportamento rippie. Aquelas coisas de Woodstock, paz e amor, bicho!  

Curiosidade-4: Fomos também influenciados por um livro que o Junior “Rippie”, estudante e “bicho grilo” de odontologia na época,  nos apresentou, falava sobre Rádios Piratas e como montar um transmissor. O livro era “RÁDIOS LIVRES - A REFORMA AGRÁRIA NO AR” de Arlindo Machado / Caio Magri / Marcelo Machado. Tinha fotos e esquemas de como fazer uma rádio pirata FM. A famosa “Rádio Xilic”, montada dentro de uma panela.

 
                  

clique na figura para ampliar

O esquema do transmissor da Rádio XILIC que está no livro RÁDIO LIVRES:

       

                Acredito que foram estes bons tempos de acampamentos com a rádio pirata que impregnou em mim este prazer do “Rádio Acampamento”.

 

               73!  

               Marco, PY2CWW

 


  

        





    Especiais agradecimentos ao radioescutas:

   SÉRGIO LUIZ SCAGLIA  - ZZ2SLY - Votuporanga SP
   O Sérgio enviou uma carta contando sobre as escutas efetuadas e a "gravação" da 1a DX Exp.
   Foi muito gratificante receber o cartão QSL do Sérgio e  principalmente a fita com as gravações deste evento.
   Valeu Sergio !
   * A gravação desta fita foi transferida para MP3 pelo colega Marcínio, PU2MAS, e está disponível para quem quiser fazer o download e
   escutar os QSO´s realizados nesta data. Vale a pena reviver este momento.

   PEDRO G. FARIAS - Radioescuta - Cristais - MG
   Uma bela carta digna de um radioescuta reportando horários e propagação.





RST - Rádio Sociedade Técnica

 

LOG DE QSO´s

QSO QTR QRA Nome do
Operador
Cidade - UF

QSL

01 10:00 PY2DUY EUGÊNIO Poá SP
02 10:10 PY2PRM RICARDO Florida Paulista SP OK
03 10:11 PY2ERW BURANELO Penápolis SP
04 10:15 PY2FTX EDUARDO Araraquara SP
05 10:17 PY2KA ELISEU São Paulo SP
06 10:25 PY1DEU AMADEU Angra dos Reis RJ OK
07 10:28 PY4BJC CHIMENTÃO Guaxupé MG OK
08 10:30 PY2JCT JONAS PENÁPOLIS
09 10:33 PY1XJ ELIO NITERÓI RJ
10 10:36 PY1EIT CLAUDIO Rio de Janeiro RJ
11 10:37 PY4AWU PAULO Dores do Indaiá MG OK
12 10:45 PY2RFD RICARDO Presidente Prudente SP
13 10:50 PY2HLG ÉLIO São Paulo SP
14 10:54 PY4UBA XAVIER UBA MG
15 10:59 PY2AF LINO São Paulo SP OK
16 11:09 PY4SFD SIGEFRIED Ouro Branco MG
17 11:26 PY2PLO OLIVEIRA Taubate SP
18 11:27 PY2GNF DOMINGOS Limeira SP OK
19 11:37 PY2AOU CLAUDENIR Sorocaba SP OK
20 11:48 PY2RSO FARIAS São Paulo SP
21 12:04 PP5BII LUIZ Joinvile SC
22 12:16 PY2BFB TABAJARA Santana Parnaiba SP
23 12:20 PY2DJW AMER Bertioga SP
24 12:21 PY2EAT JOSÉ ROBERTO Ribeirão Preto SP
25 12:27 PY4AFS KAKO Piuí MG
26 10:00 SWL ZZ2SLY SÉRGIO Votuporanga SP
27 10:01 SWL PEDRO Cristais MG
 

 

 

 

Cartões QSL Recebidos

SÉRGIO LUIZ - Votuporanga - SP ( Radioescuta
PEDRO GUEIROS DE FARIAS - Cristais - MG ( Radioescuta )
PY1DEU - AMADEU - Angra dos Reis - RJ
PY2AOU - CLAUDENIR - Sorocaba - SP
PY2PRM - RICARDO - Florida Paulista - SP
PY4AWU - PAULO - Dores do Indaiá - MG
PY2AF - LINO - São Paulo - SP
PY2GNF - DOMINGOS - Limeira - SP

PY4BJC - CHIMENTÃO - Guaxupé - MG