Concurso CQWW

Regulamento

Fonia: 4º final de semana de Outubro 30-31 2004

CW: 4º final de semana de Novembro 27-28 2004

Início 0000 Sábado UTC Término 2400 Domingo UTC

Patrocinador:

CQ Radio Amateur Magazine

I. Objetivo:

possibilitar que radioamadores do mundo todo mantenham contacto com o maior número de países e zonas possíveis.

II. Bandas:

Todas as bandas, de 1.8 à 28 Mhz com excessão da bandas WARC (10, 18, 24.9 Mhz)

III. Tipos de competição (escolher somente um):

Para todas as categorias, transmissores e receptores devem estar localizados dentro de um círculo com diâmetro de 500 metros ou dentro dos limites da propriedade para a qual a licença foi expedida, mesmo que esta área seja maior. Todas as antenas devem estar conectadas fisicamente por cabos ou fios aos transmissores e receptores (não é válida a utilização de estações remotas). Somente o indicativo do participante pode ser utilizado para computar seus pontos.

A. Categoria Operador Único: banda única ou todas as bandas; é permitido somente um sinal a um tempo, o operador pode trocar de banda a qualquer momento.

1. Operador Único Alta Potência: aquelas estações onde uma única pessoa executa as funções de operar, logar e de spotar. A utilização de qualquer tipo de assistência de DX, colocará a estação na categoria de Operador Único Assistido (o operador pode fazer spots mas não pode recebê-los).

2. Operador Único Baixa Potência: idem ao item III A 1, exceto que a potência de saída não deva exceder 100 Watts (veja regra XI .11).

3. QRPp:

idem ao item III A 1, exceto que a potência de saída não deva exceder 5 Watts (veja regra XI .11).

4. Operador Único Assistido: idem ao item III A 1, exceto que o uso passivo de sistemas de informações de DX é permitido (não é permitido o auto-spot).

B. Multi-Operador (somente operação em todas as bandas):

1. Transmissor Único: somente um transmissor e uma banda permitida durante qualquer período de

10 minutos, iniciados com o primeiro QSO logado na banda.

Excessão: uma, somente uma outra banda pode ser utilizada durante aquele período de 10 minutos se, somente se a estação trabalhada é um novo multiplicador. Logs onde houver violação da regra dos 10 minutos serão automaticamente reclassificados como Multi-Multi.

2. Multi-transmissores:

não há limite de transmissores, mas é permitido somente um por banda.

C. Competição em Time (Equipe): uma equipe consiste de cinco radioamadores operando na categoria Operador Único. Uma pessoa pode compor um time por modo. A competição em equipe não irá impedir qualquer membro do time de ter sua pontuação pessoal computada na categoria radio-clube. A pontuação da equipe será a soma da pontuação individual de todos os membros. Equipes de CW e de SSB são totalmente independentes. Isto é, um membro da equipe de SSB pode estar numa equipe totalmente diferente em CW. Uma lista com os integrantes da equipe deve chegar ao escritório central da revista CQ até o início do Conteste. Envie pelo correio ou por FAX a lista para a CQ, em atenção a: Team Contest, 76 North Broadway,

Hicksville, NY 11801 U.S.A..; FAX 001 516 681 2926.

Prêmios serão entregues aos melhores times de cada modalidade.

IV. Troca de reportagens:

Fonia: RS mais número de zona (ex: 5911; onde 59 é a reportagem de sinal e 11 é o número da zona designada para o Brasil).

CW: RST mais número de zona (ex: 57911, 59911 etc...).

V. Multiplicador: dois tipos de multiplicadores serão usados.

1. Um multiplicador de um (1) para cada zona diferente contactada em cada banda.

2. Um multiplicador de um (1) para cada país diferente contactado em cada banda.

É permitido contactar estações de seu próprio país e zona para crédito de multiplicador.

O mapa de zonas da CQ, a lista de países do DXCC, a lista de países WAE e demarcações WAC são válidas.

Estações operando movél-marítimo contam como somente como um multiplicador de zona.

VI. Pontos:

1. Contatos entre estações de continentes diferentes valem (3) pontos.

2. Contatos entre estações do mesmo continente mas de países diferentes valem (1) ponto. Excessão: somente para estações norte-americanas, contatos entre estações localizadas dentro das demarcações da América do Norte valem (2) pontos.

3. Contatos entre estações do mesmo país são permitidos somente para crédito de multiplicador de zona e de país mas não valem pontos.

VII. Pontuação:

Para todas as estações: a pontuação final é o resultado do total dos pontos de QSO’s multiplicado pelo total da soma dos multiplicadores.

Exemplo: 1000 pontos de QSO x 100 multiplicadores (30 zonas + 70 países)=100.000 (pontuação final)

VIII. Premiação:

serão oferecidos certificados para os primeiros colocados de cada país participante nas categorias listadas na Secção III e para cada região dos Estados Unidos, Canada, Russia Européia e Japão.

Todos as pontuações serão publicadas. Para concorrer a um prêmio, a estação Operador Único deverá comprovar no mínimo 12 horas de operação. A estação Multi-Operador deverá comprovar no mínimo 24 horas de operação. Um log de banda única concorrerá somente ao prêmio de banda única. Se um log contiver mais de uma banda, este será considerado como participante de todas as bandas, a menos que seja especificado o contrário.

Nos países ou secções onde o retorno justifique, serão oferecidos prêmios para 2° e 3° colocados.

Todos os certificados e placas serão emitidos com os indicativos das licenças das estações utilizadas.

IX.Troféus e Placas (Patrocinadores)

Favor conferir esta lista na publicação da CQ

X. Competição em Clube

1. O clube deve ser um grupo local e não uma organização nacional.

2. A participação é limitada para membros operando dentro de uma área geográfica definida num raio de

275 Km em relação a área central do clube (exceto para expediçoes de DX especialmente organizadas para operação no conteste; a contribuição da expedição de DX na pontuação do clube será rateado pelo número de membros do clube na expedição).

3. Para ser válido, no mínimo 3 logs de membros do clube devem ser recebidos e um responsável pelo clube deve apresentar uma lista dos participantes com suas respectivas pontuações em ambas modalidades, Fonia e CW.

XI. Instruções do log

1. Todos os horários devem estar em UTC.

2. Toda reportagem enviada e recebida deve ser logada.

3. Indicar os multiplicadores de país e de zona somente na primeira vez em que estes forem trabalhados em cada banda.

4. Os logs deverão estar verificados em relação a contatos duplicados (duplos), pontos de QSO e multiplicadores. Os logs apresentados devem indicar claramente os contatos duplicados.

5. DISQUETES: nós queremos seu disquete de computador. São exigidos disquetes compatíveis com IBM MS-DOS. O formato que nós preferimos é o seu arquivo CT.Bin, TR.Dat ou NA.QDF. Nomeie corretamente seu arquivo - por exemplo: PY2EX.Bin. Se você utiliza um programa diferente daqueles mencionados acima, o formato genérico que preferimos é um arquivo separado para cada banda contendo uma única coluna de indicativos em ordem cronológica. O comitê exige o disquete na eventualidade de altas pontuações.

O disquete deve estar claramente etiquetado com o indicativo do participante, o nome dos arquivos incluídos, modalidade (SSB ou CW) e a categoria. Um disquete contendo seus arquivos pode ser apresentado em substituição ao log em papel. Os disquetes devem estar acompanhados da folha de sumário.

6. Use folhas separadas para cada banda.

7. Cada entrada deverá estar acompanhada de uma folha de sumário mostrando todas as informaões a respeito da pontuação, categoria de competição, nome e endereço do participante em letra de forma e de uma declaração assinada de que todas as regras do conteste, assim como a legislação para radioamador no país de operação foram observadas.

8. Modêlo de log, folha de sumário e mapas de zona estão disponíveis na CQ. Um envelope auto-endereçado com postagem suficiente ou IRC’s devem acompanhar sua solicitação. Se o modêlo oficial não for acessível, elabore o sua própria folha tamanho 8½ ’’ por 11’’ com capacidade para 80 contatos.

9. Todas os participantes são obrigados a apresentar folhas de "cross-check" (uma lista alfabética de indicativos trabalhados) para cada banda quando 200 ou mais QSO’s forem realizados.Todos os outros participantes estão estimulados a enviar folhas de "cross-check".

10. Penalização para contatos duplicados e indicativos incompletos: até 3%, três (3) contatos serão retirados; mais que 3% será motivo para uma possível desqualificação.

11. Estações QRPp e de baixa potência devem indicar em suas folhas de sumário, a potência real de saída utilizada, assim como uma declaração assinada.

XII. Desqualificação:

Violação da legislação de radioamador no país do participante, ou das regras do conteste; conduta anti-esportiva; fazer crédito de excessivos contados duplicados; QSO’s inveríficaveis; ou multiplicadores inveríficaveis serão considerados motivo suficiente para desqualificação. Indicativos logados incorretamente serão tidos com contatos inveríficaveis.

Um participante cujo log for considerado com grande número de discrepâncias pelo comitê, pode ser desqualificado pela não aptidão ao prêmio, tanto o participante operador como a estação, por um período de um ano. Se um operador for desqualificado uma segunda vez dentro de 5 anos, este estará inapto para qualquer conteste da CQ por 3 anos.

A utilização de meios não radioamadorísticos como telefones, telegramas, etc... para validação de contatos ou de multiplicadores durante o conteste é anti-esportivo e o participante esta sujeito a desqualificação.

Atitudes e decisões do Comitê de Conteste da CQ são oficiais e finais.

XIII. Prazos:

1. Todos as entradas devem ser carimbadas pelo correio até dia 1 de dezembro para Fonia e até dia 15 de janeiro para CW. Indique a modalidade (Fonia ou CW ) no envelope.

2. Uma extensão de até um mês pode ser concedida se solicitada por carta ou por outro meio. A suposta extensão deverá ser comprovada por carta dirigida ao diretor de conteste, deve consistir motivo ligítimo e deve ser postada antes do término do prazo para remessa do log. Logs postados após o prazo de extensão poderá ser relacionado nos resultados mas será declarado inapto para o prêmio.

Ambos os Logs, Fonia e CW, devem ser remetidos para :

CQ Magazine

76 North Broadway

Hicksville, NY 11801 - U.S.A.